Notícias

Publicado: 28/07/2014


Inadimplência em Presidente Prudente caiu 6,7%, diz Boa Vista SCPC

A inadimplência em Presidente Prudente caiu 6,7% , comparada ao mês anterior, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

 

Houve queda de 1,1%. No acumulado do ano houve elevação de 3,4% contra igual período do ano anterior. O indicador registrou alta de 3,1% na variação acumulada em 12 meses.

 

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplência – caiu 7,2% em maio, em relação ao mês anterior, nos dados dessazonalizados. Em relação a maio de 2013, houve queda de 7,3%. No acumulado do ano, houve queda de 1,5% contra igual período no ano anterior. O indicador recuou 0,1% na variação acumulada em 12 meses.

 

Metodologia

 

O indicador de registro de inadimplência e o indicador de recuperação de crédito são elaborados a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas, e das exclusões dos registros informadas à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.