Notícias

Publicado: 29/09/2014


44ª Caravana da Saúde contempla moradores do Jardim São Gabriel

Proporcionar a toda comunidade serviços de saúde preventiva que visam à qualidade de vida. Este foi o objetivo da 44ª edição da Caravana da Saúde, que beneficiou os moradores do Jardim São Gabriel e adjacências, em Presidente Prudente, no sábado (27). Os atendimentos foram prestados nas dependências da Fraternidade São Damião, das 8h30 às 12h. No espaço, a comunidade pode contar com serviços gratuitos nas áreas de saúde, estética, bem-estar e recreação.

 

A iniciativa é da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp) e Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), em parceria com entidades e instituições. Os serviços voltados à comunidade incluíram exames de diabetes, oftalmológicos, dermatológicos, avaliação postural e nutricional, aferição da pressão arterial, fonoaudiologia, biomedicina, estética, prevenção de doenças do coração, do câncer bucal, orientação geriátrica e sobre o câncer de mama. A programação oferecerá também cortes de cabelo, atividades físicas e recreativas.

Conforme o presidente da Acipp, Ricardo Anderson Ribeiro, o grande número de participantes a cada edição da Caravana da Saúde mostra a importância de se pensar nas medidas voltadas à prevenção de doenças e suas complicações. “Com a prestação de serviços, orientamos sobre os benefícios de se manter os exames médicos em dia para o próprio bem-estar”, frisa.

Para a assistente social da Fraternidade São Damião, ligada à Paróquia São Francisco de Assis, Adrieli Fernanda Silva, a Caravana da Saúde tem uma função essencial para os moradores da localidade. “A Caravana da Saúde traz os atendimentos para dentro do nosso bairro. É uma tranquilidade a mais para eles e um auxilio nas questões relacionadas à saúde preventiva”.

 

Experiência em campo

 

Estudantes e professores da Unoeste auxiliaram nos atendimentos. Participam acadêmicos dos cursos de farmácia, Enfermagem, Medicina, Biomedicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Radiologia, Estética e Cosmética, Odontologia, Nutrição, Educação Física e da Faclepp (Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente).

Para Rosângela Cristovão, coordenadora de Ações Extensivas da Saúde da Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste, com a Caravana da Saúde, os acadêmicos envolvidos contribuem com a ação social e colocam em prática os conteúdos aprendidos em sala de aula. “É uma oportunidade de promover uma interação social com ética e responsabilidade”, complementa.