Publicado: 30/09/2014

Caravana da Simplificação chega a Prudente

Presidente Prudente recebeu nesta segunda-feira (29), na sede da 29ª Subseção da Ordem dos Advogados (OAB), a Caravana da Simplificação. O evento abordou as alterações contidas na nova Lei do Simples, que entrará em vigor em janeiro de 2015.

O encontro contou com a vinda do ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos. A iniciativa gratuita conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), além de outras entidades parceiras.

Conforme o presidente da Acipp, Ricardo Anderson Ribeiro, a Associação comemora a efetivação da lei que beneficia os empreendedores. “As micro e pequenas empresas terão condições de investir mais em seus negócios, amplificando oportunidades na geração de renda e emprego. Na região, a abertura de novas vagas no mercado de trabalho contribui com o crescimento econômico dos municípios e, consequentemente, resulta na melhoria social das comunidades”, avalia.

"Vamos apresentar nestes encontros as novas regras do Simples Nacional e as principais mudanças que irão favorecer as micro e pequenas empresas, tais como a universalização da categoria, a regulamentação da substituição tributária e a importância da criação de um cadastro único para os pequenos negócios", afirmou o ministro à assessoria de imprensa do Sebrae.

Benefícios

As novas regras da Lei do Simples permitirão o ingresso de mais de 140 atividades da área de serviços no regime tributário focado nos pequenos negócios. A única condição para entrar no Simples é o faturamento anual máximo de R$ 3,6 milhões. Com a mudança, estima-se que mais de 450 mil empresas serão beneficiadas a partir de 2015. Além disso, a nova Lei permitirá a abertura e fechamento de empresas em apenas uma semana.

O Simples, em vigor desde 2007, foi um marco para os pequenos negócios no Brasil ao unificar, em um único boleto, o recolhimento de oito tributos municipais, estaduais e federais, simplificando o dia a dia das empresas e reduzindo a carga tributária em 40%, na média. Posteriormente, será disponibilizada na internet uma cartilha com as novas regras.