Notícias

Publicado: 24/11/2014


2º dia do Congresso Facesp é marcado por homenagem a associações e apresentação do Empresômetro pelo ministro Afif

Guilherme Afif falou sobre ações do Ministério, norteadas pelo lema “pensar simples”. Entre elas está a ampliação do Simples, aprovada por unanimidade pelo Congresso neste ano. Afif aproveitou o encontro com integrantes das ACs e empresários para mostrar o recém-lançado Empresômetro. A ferramenta mostra estatísticas relativas a abertura e fechamento das micro e pequenas empresas e do Simples Nacional, exibidas em tempo real, detalhadas por cidade, estado e atividade econômica.  

Como parte das atividades finais do Congresso, o presidente da Facesp e da ACSP, Rogério Amato, fez uma apresentação aos participantes, destacando inovações feitas pela entidade para ouvir e conhecer melhor o empreendedor e, também, para melhorar a comunicação entre as ACs, como o Diário do Comércio digital e a rede social corporativa ACConecta. “Para continuarmos a ser a voz do empreendedor, temos que ouvi-lo para conhecê-lo melhor”, disse ele. “As pessoas querem participar. Gastam-se mais de 700 bilhões de minutos por mês no Facebook e 28 milhões de fotos são colocadas nessa rede por dia”.

Na 15ª edição do Congresso Facesp, a Associação Comercial de Santos foi homenageada por completar 144 anos neste ano. O presidente da ACS, Roberto Clemente Santini, comentou o aniversário da entidade. “Nós estamos próximos de completar 144 anos de existência e na condição de primeira associação comercial do Estado de São Paulo, fundada em 22 de dezembro de 1870, temos plena consciência de nossa responsabilidade tanto em termos regional como estadual e nacional”, disse Santini.

Ele definiu a entidade como a casa do empresário. “Nossa associação, presidente Rogério Amato e senhores congressistas, vive um momento muito especial: de modernização e ampliação de sua atuação institucional. Essa nova fase também é reflexo do ciclo de desenvolvimento decorrente da exploração e extração de petróleo e gás da Bacia de Santos. Com certeza, os primeiros reflexos do pré-sal serão regionais, mas o processo é nacional”, finalizou o presidente da ACS.

Para destacar e reconhecer as entidades levando em conta casos de sucesso, melhores práticas e resultados, o tradicional Prêmio ACMais contemplou as ACs de São José do Rio Preto, Marília, Artur Nogueira, Piracicaba, Araraquara, Agudos, Ribeirão Preto, Mogi Guaçu, Olímpia, Limeira, Itatiba e Bariri.