Notícias

Publicado: 20/04/2015


Aplicativo facilita a gestão financeira e fiscal do MEI

Para facilitar a vida dos quase 5 milhões de microempreendedores individuais (MEI) do Brasil, o Sebrae e o Buscapé Company assinaram parceria para lançar, em uma iniciativa inédita, o Qipu (www.qipu.com.br), aplicativo gratuito disponível para iOS, Android e Windows Phone, que ajudará a controlar pelo smartphone todas as obrigações das microempresas. 
 
 
O aplicativo é de fácil navegação, pensado segundo a realidade do MEI, que normalmente trabalha sozinho e tem pouco tempo para dedicar à gestão financeira. “Os microempreendedores ainda não contavam com uma ferramenta amigável e gratuita para organizar a movimentação e para lembrá-los das obrigações, como o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e a declaração anual”, assinala o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.
 
 
Para ele, além de ser uma ferramenta financeira, atua como processo de inclusão digital. “O Sebrae já oferece capacitação em gestão via smartphones para os microempreendedores individuais, por isso é muito natural também ajudá-los a organizar as vendas e controlar as despesas usando o celular”, completa. 
 
 
“Com o Qipu, o microempreendedor individual poderá fazer a declaração anual com maior facilidade. O aplicativo controla as vendas e compras durante todo o ano e já prepara a declaração anual para o empreendedor. Em breve, os MEI de comércio também poderão listar seus produtos em destaque no aplicativo do Buscapé”, acrescenta Romero Rodrigues, CEO Global do Buscapé Company. 
 
 
O lançamento do aplicativo ocorreu na segunda-feira (13), em São Paulo, no primeiro dia da Semana Nacional do MEI, que segue até dia 18 de abril nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. O produtor musical Jorge Fernandez aproveitou a tenda do Sebrae em São Paulo, no centro, para resolver questões fiscais, como a emissão do boleto de pagamento do DAS.
 
 
"Iniciativas como essas são sempre bem-vindas, já que a parte burocrática é complicada de administrar. Eu não tenho funcionário e preciso estar atento à todas as facetas do negócio", disse Fernandez, que também buscou informações sobre as oficinas de capacitação oferecidas na Semana. 
 
 
João Carlos Cabral também foi à tenda, mas para buscar a formalização e se informar sobre linhas de crédito disponíveis para os pequenos negócios. "Quero abrir uma empresa
na área de transportes e vou precisar de financiamento. Para isso, sei que primeiro será necessário me formalizar", disse ele.
       
 
Principais funcionalidades do aplicativo Qipu: 
 
 
- Mais de 40 notificações inteligentes, como lembrete para pagamento do DAS-MEI, para fazer entrega da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do direito a benefícios previdenciários (salário maternidade, aposentadoria etc) e outras obrigações.
 
 
- Domínio de toda movimentação financeira (receitas e despesas) e elaboração da declaração anual para envio no prazo correto.
 
 
- Controle e educação sobre os benefícios previdenciários.