Publicado: 13/05/2015

Vencedores do Prêmio Nacional de Inovação serão anunciados hoje

Pequenas, médias e grandes empresas vencedoras do Prêmio Nacional de Inovação 2015 serão anunciadas hoje dia 13 de maio, a partir das 19h, no Sheraton WTC Golden Hall, em São Paulo. A entrega dos prêmios ocorre durante o 6º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, promovido pelo Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

No total, foram recebidas 2.219 inscrições de todo o país – um recorde. Os projetos vieram de 26 estados e do Distrito Federal, sendo 673 da região Sudeste, 615 do Nordeste, 376 do Sul, 298 do Norte e 257 do Centro-Oeste. Ao longo de quatro meses, as empresas participaram de criterioso processo de avaliação que resultou na seleção de 28 finalistas, dos quais apenas 10 serão premiados.

As empresas concorrem a R$ 900 mil pré-aprovados no Edital de Inovação da Indústria, além de participação em missão técnica internacional e curso de educação executiva em escola de negócios reconhecida internacionalmente. As premiações ocorrem nas categorias Inovação Tecnológica, Inovação em Modelo de Gestão, Gestão da Inovação e Agente Local de Inovação (ALI) - essa última direcionada a micro e pequenas empresas atendidas pelo programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae nos setores de indústria, comércio e serviço. Os ALI visitam e acompanham os empreendimentos por dois anos, apresentando soluções voltadas para as necessidades específicas de cada negócio.

Para o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, a premiação reconhece as empresas brasileiras que contribuem para o aumento da competitividade do país. “Nós queremos valorizar esses bons exemplos de investimento em inovação para que sirvam de estímulo a todas as outras empresas que querem ter diferencial competitivo, além de conquistar novos mercados. A inovação deve estar no DNA das empresas e ser a estratégia de crescimento desses negócios”, observa.

O uso da inovação como ferramenta para conquistar novos clientes e aumentar a qualidade dos produtos e serviços já é uma realidade para 75% dos pequenos negócios no Brasil. De acordo com pesquisa feita pelo Sebrae, nos últimos três anos, a maioria dos donos de micro e pequenas empresas promoveram algum tipo de inovação e, para mais de 80% deles, essa modernização resultou em um incremento nas suas receitas.

“A inovação é agenda fundamental para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. E o programa Agente Local de Inovação é a contribuição do Sebrae para inserir melhorias em produtos, processos e serviços oferecidos pelas empresas”, afirma o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.

Leia mais na Agência Sebrae