Publicado: 29/06/2015

Impostômetro chega a R$ 1 trilhão hoje

O Impostômetro atinge nesta segunda-feira a cifra de R$ 1 trilhão paga pelos brasileiros em impostos federais, estaduais e municipais. Em 2014, o painel da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que contabiliza, em tempo real, a arrecadação tributária das três esferas de governo, havia registrado a virada do trilhão em 12 de agosto.

Em Presidente Prudente, de 1º de janeiro deste ano até agora, a arrecadação tributária superou R$ 194 milhões. Em média, cada habitante do município já arcou com mais de R$ R$ 1.207,91 em impostos no período.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp), Ricardo Anderson Ribeiro, explica que a entidade tem como propósito conscientizar a população sobre o montante arrecadado e sua destinação. “Todos devem saber o quanto desembolsam em tributos e tal consciência nos leva a cobrar os nossos governantes para que invistam os valores dos impostos na prestação de serviços públicos de qualidade”, argumenta.

Confira o que daria para fazer com o montante arrecadado neste ano:

Construir mais de 169 km asfaltado de estradas;

Fazer mais de 2.110 km de redes de esgoto;

Contratar mais de 14.554 professores de ensino fundamental;

Edificar mais de 5.547 casas populares de 40m²;

Pagar mais de 268.170 salários mínimos;

Construir 674 postos de saúde equipados;

Pagar 13 meses a conta de luz de todos os brasileiros;

Comprar 2.412 ambulâncias equipadas;

Adquirir 176.505 geladeiras simples;

Comprar 7.191 carros populares;

Fornecer mais de 1.386.832 de bolsas família;

Plantar 38 milhões de árvores.

Impostômetro

Localizado na Rua Boa Vista, centro da capital paulista, o painel do Impostômetro foi criado em 2005 para mostrar, em tempo real, o quanto os brasileiros pagam em impostos. Já em 13 de setembro de 2011, o portal do Impostômetro (www.impostometro.com.br) foi colocado no ar. Nele é possível ver quando a população do País, dos Estados e dos municípios está pagando em impostos.