Notícias

Publicado: 25/11/2015


Confira 7 passos para se dar bem durante a Black Friday

Importada dos Estados Unidos, a Black Friday já se tornou uma febre no Brasil e, ano após ano, é aguardada ansiosamente por muitos consumidores que buscam uma ótima promoção para, enfim, comprar aquele objeto de desejo.

 

Em contrapartida, os lojistas, cada vez mais, se organizam para atender a este público ávido por bons descontos, não só nas lojas físicas, mas também via e-commerce.

 

Para que o consumidor não fique no escuro no dia 27, quando acontecerá a próxima Black Friday, Leonardo Soares, responsável pela área digital e de fraudes da Boa Vista SCPC faz um alerta: “Da mesma forma que as pessoas aguardam a Black Friday para realizar o sonho da compra de algum bem com valor mais alto, os fraudadores também ficam em busca de novas formas para a captura de informações e consequente evolução de suas fraudes”.

 

Confira os 7 passos para o consumidor realizar os melhores negócios durante a Black Friday:

 

1 – Reconheça o e-commerce e avalie a reputação da loja

Antes de tudo, pesquise bem o preço médio do produto ou serviço que pretende adquirir. Ao se decidir pela compra, opte por fazê-la em sites conhecidos. Confira a reputação da loja em sites especializados em reclamações. Em geral, esses sites relatam problemas com o pedido, a entrega, e a política reversa e todos os processos que envolvem as compras on-line. O cuidado com a reputação da loja dá mais segurança na decisão de compra.

 

 

2 – Cuidado com e-mails desconhecidos

Não clique em e-mails com remetentes desconhecidos, pois podem ser phishing (fraude eletrônica ou vírus). Opte por entrar diretamente no site, digitando na barra o endereço eletrônico. Essa atitude é mais segura e já no site da loja verifique se a promoção citada é realmente real. A mesma recomendação vale para links postados em redes sociais.

 

3 – Use dispositivos privados

É arriscado efetuar compras em computadores públicos. Prefira usar o computador de casa ou de alguma pessoa que você conheça e confie.

 

4 – Tenha cuidado com redes públicas de internet

As redes públicas são mais suscetíveis a ataques e ações fraudulentas. De preferência use a internet privada (casa, trabalho ou local confiável).

 

5 – Atualize seu antivírus

As empresas que trabalham com segurança eletrônica oferecem constantemente novas formas de proteção. Então, fique atento e atualize o seu antivírus sempre que necessário.

 

6 – Compare os preços

Antes de concretizar a compra compare os preços com dias, semanas e até meses anteriores, para verificar se o valor que pretende pagar está mesmo com desconto. Isso é possível através de comparadores que mostram o histórico da evolução dos preços praticados. Esse cuidado evita fraudes comerciais, e há diversos sites na internet com comparadores de preços.

 

7 – Foi lesado, compartilhe sua experiência

Caso tenha sido vítima de fraude comercial e propaganda enganosa, faça uma reclamação em sites especializados. Sua experiência, ainda que ruim, pode ajudar outros consumidores.

 

Fonte: Boa Vista Serviços