Publicado: 04/05/2016

Micro e pequenas empresas precisam de certificado digital para transmissão da GFIP

Cerca de 4 milhões de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), optantes do Simples Nacional, devem obter ou renovar o certificado digital para transmissão da GFIP (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social) e o e-Social (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) em 2016. O alerta é da Boa Vista SCPC.

Tanto a entrega da GFIP, quanto o recolhimento do FGTS ou de declarações relativas ao e-Social exigem certificado digital válido, respeitando a um cronograma.

As empresas com mais de cinco e de três funcionários precisarão fazer a entrega das guias, a partir de 1º de julho de 2016, e 1º de julho de 2017, respectivamente, por meio de documento eletrônico.

O certificado digital é oferecido pela Acipp em parceria com a Boa Vista SCPC e pode ser adquirido de forma rápida, com ótimo custo-benefício, pelo site http://loja.boavistaservicos.com.br/certificadodigital/origid/RD000008.

Por meio dele é possível comprar e agendar o melhor dia e horário para a validação presencial. Ao fazer a compra do certificado digital Boa Vista SCPC, o solicitante recebe por e-mail a confirmação do pedido e as informações para a validação presencial. Ao comparecer ao ponto de atendimento na data agendada, com os documentos obrigatórios, já sai com o certificado digital válido e pronto para uso imediato.

Para empresas que já possuem o certificado digital, a Acipp alerta para o vencimento do documento – que pode ser de um a três anos – e recomenda verificar a validade de cada certificado digital para conferir se há necessidade de renová-los antes da entrega. A conferência pode ser feita no site da certificação na opção Teste seu Certificado.