Notícias

Publicado: 12/05/2016


Vendas no varejo da região de Presidente Prudente caem 6,7% em fevereiro

O varejo ampliado da região de Presidente Prudente sofreu uma queda de 6,7% no volume de vendas em fevereiro deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Já o faturamento nominal aumentou 2,2%, segundo a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

 

No varejo restrito – que não inclui automóveis e materiais de construção – as vendas recuaram 8,4% e o faturamento cresceu 3,2%, na mesma base de comparação.

 

Segmentos

 

Frente a fevereiro do ano passado, todos os setores econômicos do varejo ampliado registraram quedas no volume de vendas no Estado de São Paulo, com destaque para lojas de material de construção (-13,5%), concessionárias de veículos (-13,1%), lojas de departamento/eletrodomésticos/eletroeletrônicos (-12,8%) e lojas de móveis e decorações (-12,6%). Estes são segmentos que comercializam artigos de maior valor, cuja compra, em geral, é mais dependente da disponibilidade e condições do crédito.

 

Já em relação ao faturamento nominal, três segmentos apresentaram alta na variação anual: supermercados (6,2%), farmácias/perfumarias (6%) e autopeças/acessórios (4,7%).

 

Lojas de materiais de construção tiveram a maior retração no faturamento (5,7%), na mesma base de comparação.

 

A última vez que algum setor apresentou saldo positivo foi em abril de 2015, quando as vendas avançaram 4,1% nas lojas de vestuários/tecidos/calçados, sobre o mesmo período de 2014. Desde então todos os segmentos amargam recuos.

 

Fonte: Facesp