Notícias

Publicado: 10/08/2016


Marca de R$ 1,2 trilhão do Impostômetro será alcançada nesta quarta-feira, às 13h45

 O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) chegará à marca de R$ 1,2 trilhão nesta quarta-feira (10/8), às 13h45. No ano passado, o valor foi registrado antes (dia 8/8/2015), o que aponta queda na arrecadação de um ano para outro. 

“O Impostômetro mostra que a arrecadação continua caindo, em função da recessão que atinge a economia. Mesmo assim, ainda é um valor exorbitante”, comenta Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Para ele, se o governo elevar tributos, perderá a credibilidade de que tanto precisa. “Neste momento, o governo precisa da compreensão da população, para que ela o apoie em suas iniciativas”.

Burti lembra que a carga tributária brasileira já é a maior entre os países emergentes – e que todas as camadas da sociedade não aguentam mais pagar imposto.  

“É inaceitável aumentar imposto. Isso comprometeria todo o esforço que está sendo feito no reerguimento da economia brasileira”, finaliza.

 

O painel

O Impostômetro foi implantado em 2005 pela ACSP para conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e incentivá-lo a cobrar os governos por serviços públicos de qualidade. Está localizado na sede da ACSP, na Rua Boa Vista, centro da capital paulista. Outros municípios se espelharam na iniciativa e instalaram seus próprios painéis, como Florianópolis, Guarulhos, Manaus, Rio de Janeiro e Brasília. Pelo portal www.impostometro.com.br é possível levantar mais informações.