Notícias

Publicado: 24/02/2017


Índice Nacional de Confiança marca 74 pontos, três a menos sobre janeiro

O Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) de fevereiro caiu três pontos em relação a janeiro e registrou 74 pontos. A variação ficou dentro da margem de erro, que é de três pontos. Há um ano, o índice registrou 72 pontos.

 

“A confiança do brasileiro está estabilizada em nível baixo. Ele espera mais sinais da economia e do governo, e mudanças concretas, que deem segurança para voltar a gastar”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

 

Regiões

 

A confiança oscilou bastante em algumas regiões. As recentes crises penitenciárias em presídios das regiões Nordeste e Norte do Brasil fizeram despencar o INC dos consumidores locais.

 

No grupo formado pelas regiões Norte/Centro-Oeste, o INC caiu de 99 para 89 pontos.

 

No Sudeste, houve leve melhora, de 72 pontos em janeiro para 74 em fevereiro. A confiança do Estado de São Paulo foi na contramão e encolheu quatro pontos (de 70 para 66). A razão é que, nesse estado, há uma cautela maior, resultante do perfil do consumidor, mais informado sobre a economia e a política. 

No Sul, o ânimo em relação à safra agrícola e a possibilidade de equacionar as contas públicas no Rio Grande do Sul levaram a uma alta significativa, com INC passando de 80 para 86.

 

Fonte: ACSP