Notícias

Publicado: 14/03/2017


Inflação Segue Recuando Fortemente Em Fevereiro

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o índice oficial de inflação, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou alta de 0,33% em fevereiro, desacelerando em relação a janeiro (0,38%). Foi a menor taxa para o mês desde o ano 2000.

 

Esse resultado contribuiu para intensificar a redução da inflação no acumulado em 12 meses, que passou de um aumento de 5,35%, observado em janeiro, para 4,76%.

 

Os alimentos foram a principal causa dessa nova desaceleração, apresentando deflação de 0,45% em fevereiro, refletindo as quedas registradas no atacado.

 

Em síntese, a inflação, medida em termos anuais (12 meses), segue apresentando forte desaceleração, que deverá prosseguir ao longo do ano, devido à perspectiva de safra recorde, que continuará diminuindo o preço dos alimentos, além do elevado grau de ociosidade e da acomodação da taxa de câmbio aos patamares atuais.

 

A perspectiva do IPCA para os próximos meses é de cair abaixo da meta anual de inflação (4,5%), o que poderá reforçar a intensificação da redução da taxa básica de juros por parte do Banco Central durante os próximos meses, o que poderá abreviar a recuperação da economia brasileira.


Fonte: ACSP