Notícias

Publicado: 19/03/2018


Países da CPLP querem reforçar cooperação no comércio

Os ministros do Comércio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) decidiram “consolidar os esforços” para aumentar “os fluxos de comércio e de investimento” entre os Estados-membros da comunidade lusófona, durante a III Reunião de Ministros do Comércio da comunidade, que decorreu na capital brasileira, Brasília .

 

Os governantes decidiram, também, incentivar a cooperação técnica, no âmbito da CPLP, nas áreas de infraestrutura da qualidade, metrologia, avaliação da conformidade, acreditação, bem como na superação de barreiras técnicas ao comércio.

 

Os membros do bloco lusófono declararam o seu apoio à realização de um seminário sobre as “Zonas de Processamento de Exportação e regimes congéneres dos países da CPLP, a fim de partilhar experiência sobre o tema e de estimular a atração de investimentos para a implantação de projetos industriais”, bem como juntar “esforços para a construção de um ‘website’ para a divulgação” destas zonas.

 

Além disso, os países querem promover o “diálogo sobre Indicações Geográficas, no âmbito da CPLP”, e estimular a participação dos Estados-membros no III Seminário Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, a realizar-se no segundo semestre de 2018, no Brasil.

 

O secretariado-executivo da CPLP, liderado pela são-tomense Maria do Carmo Silveira, fica com a incumbência de “identificar mecanismos de apoio financeiro” junto de organismos internacionais para a prossecução dos “objetivos e ações propostas” nesta reunião.

 

Os Estados-membros devem transmitir ao secretariado-executivo as informações necessárias que permitam concluir o trabalho de levantamento de “eixos estruturais para a cooperação econômica na CPLP.

 

Os países lusófonos reconhecem a “importância da criação de um ambiente propício ao desenvolvimento econômico, industrial e social, bem como à inovação e ao empreendedorismo” nos Estados da CPLP.

 

Fonte: O País