Publicado: 30/04/2018

Aprovação do novo cadastro positivo beneficiará consumidores à margem do sistema de crédito

Nos próximos dias, os deputados federais devem votar o Projeto de Lei Parlamentar 441/2017, que aperfeiçoa o cadastro positivo. A matéria já foi aprovada pelo Senado e está travada na Câmara dos Deputados. O cadastro consiste em um banco de dados com informações positivas de consumidores (pessoas física e jurídica). É um registro de bons pagadores.

O cadastro positivo é pouco disseminado no Brasil, mas funciona com sucesso no exterior, beneficiando centenas de milhões de pessoas mundo afora.

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) é uma das entidades que vêm liderando a busca pela aprovação do PLP 441. “O novo cadastro positivo será benéfico para a economia e as empresas e também para os consumidores, em especial aqueles que estão à margem do sistema de crédito, por não terem histórico creditício. Há, no Brasil, muita gente sem comprovação de renda, mas que consome. O cadastro positivo permite calcular o comportamento de consumo dessas pessoas, abrindo caminho para juros menores”, esclarece Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Segundo a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), o novo cadastro positivo pode representar para as empresas um aumento de R$ 790 bilhões (12% do PIB) na geração de negócios, injetar até R$ 1,1 trilhão na economia e possibilitar o ingresso de 22 milhões de pessoas no mercado de crédito.

Fonte: Facesp