Notícias

Publicado: 05/07/2018


Impostômetro marca R$1,2 tri

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registrou R$ 1,2 trilhão nesta quinta-feira (5/7), às 11h. Para se ter uma ideia, com o valor daria para comprar cerca de seis milhões de apartamentos do programa Minha Casa Minha Vida, o que iria zerar o déficit habitacional brasileiro.

 

O montante corresponde ao que os consumidores já pagaram em impostos, taxas e contribuições desde o primeiro dia do ano e chega 16 dias antes do que em 2017, o que denota elevação tributária na passagem de um ano para o outro. “Embora a um ritmo mais lento do que esperado, a retomada econômica está se concretizando, o que incrementa a arrecadação, notadamente nos casos do IPI, do ICM e da PIS/COFINS, que incidem sobre produtos de maior valor, como veículos e eletrodomésticos”, analisa Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

 

O painel do Impostômetro foi implantado em 2005 pela ACSP para conscientizar os brasileiros sobre a alta carga tributária e incentivá-los a cobrar os governos por serviços públicos de mais qualidade. Está localizado na sede da ACSP, na Rua Boa Vista, centro da capital paulista. Outros municípios se espelharam na iniciativa e instalaram painéis, como Florianópolis, Guarulhos, Manaus, Rio de Janeiro e Brasília. No portal www.impostometro.com.br, é possível visualizar valores arrecadados por período, estado, município e categoria.

 

Fonte: ACSP