Notícias

Publicado: 06/08/2018


Índice de confiança do consumidor paulista marca 69 pontos em julho

O Índice de Confiança de São Paulo (IC-SP) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registrou 69 pontos em julho, mesmo patamar do mês anterior. Na comparação com julho de 2017, porém, trata-se de um aumento de oito pontos. “A confiança do consumidor do Estado de São Paulo teve melhora significativa na variação anual, fruto de juros menores e prazos mais longos. Já a estabilidade entre junho e julho é resultado das atuais incertezas, sejam elas de natureza econômica ― como dólar alto e desemprego elevado ― ou política, no que diz respeito às eleições”, diz Marcel Solimeo, economista da ACSP.

 

Para ele, a tendência é de que, conforme o processo eleitoral se defina, a confiança dos paulistas suba, mas lentamente, visto que o consumidor do estado é historicamente mais cauteloso do que o brasileiro em geral, pois acompanha mais o cenário político e econômico. Em julho, o Índice Nacional de Confiança (INC), também da ACSP, foi de 77 pontos, ou seja, oito a mais do que o índice paulista. Na região Sudeste, o indicador ficou em 72 pontos ― também acima de SP.

 

A pesquisa abrange todo o território paulista e é realizada mensalmente pelo Instituto Ipsos a partir de entrevistas domiciliares, com margem de erro de três pontos. O IC-SP deste mês foi feito entre 1º e 15 de julho. O índice varia entre zero e 200 pontos; o intervalo de zero a 100 é o campo do pessimismo e, de 100 a 200, o do otimismo.

 

Fonte: ACSP