Notícias

Publicado: 18/01/2019


Material Escolar: Confira as dez dicas para economizar nas compras

A Boa Vista preparou dez dicas que podem auxiliar o consumidor na compra do material escolar, para que consiga economizar neste momento que coincide com muitas outras despesas recorrentes de início de ano.

 


Dica n.º 1: pesquise

Antes de ir às compras pesquise os preços. Hoje é possível realizar a pesquisa na internet em diversos sites ou aplicativos para celular, o que facilita e muito a tarefa. Com este levantamento em mãos, você consegue descartar a compra daquele item mais caro em determinadas lojas, e também consegue uma melhor negociação quando se dirigir a uma loja física.

 

Dica n.º 2: reutilize 

Antes de se desfazer dos materiais e uniformes do ano anterior, verifique o que pode ser reutilizado. No caso do uniforme e livros, é possível aproveitar os do filho mais velho para o mais novo. Mochila, estojo, apontador são alguns itens que podem ser reutilizados, caso estejam em bom estado. Faça parte de grupos de pais e mães da escola, verifique se neles pode vender o que não será mais usado, comprar itens usados que seu filho precise por um preço mais em conta, ou, ainda, trocar os materiais. 

 

Dica n.º 3: compre no atacado

Lojas que vendem no atacado costumam ter preços mais baixos, pois vendem em quantidade. Veja o que é possível comprar nessa modalidade, que possua prazo de validade estendido ou que será muito utilizado durante todo o ano. É comum que a criança utilize muitos lápis ou borrachas. Nestes casos, optar pelo atacado pode ser uma boa. Outra alternativa é se reunir com outros pais para ir às compras nessas lojas. Assim vocês dividem os custos e acabam pagando menos. 


Dica n.º 4: compre com antecedência

Não deixe para se organizar, pesquisar e comprar o material escolar nas últimas semanas, já perto do início das aulas. Planeje-se para antecipar a compra. Assim você pode pesquisar preços e opções com mais tranquilidade e evitar lojas lotadas características nas últimas semanas de férias.

 

Dica n.º 5: substitua itens

Avalie os itens da lista e veja o que pode ser substituído por uma opção mais em conta. Além disso, se possível, questione na reunião de pais a necessidade de itens que possam ter sido exigidos, mas que parecem desnecessários ou em quantidades discrepantes. Assim, a escola pode reavaliar a exigência para os anos seguintes. 

 

Dica n.º 6: envolva a criança 

Converse com a criança sobre a lista. Antes de negar um item de desejo, explique a realidade do orçamento familiar e busque alternativas mais baratas ao produto desejado que atendam às necessidades e os anseios dela.

 

Dica n.º 7: substitua os personagens

Seu filho quer o kit completo (mochila, estojo, lancheira etc.) de um personagem? Explique para a criança que ela precisa escolher apenas alguns itens do personagem desejado para que todo o material caiba no orçamento. Questione a necessidade do item, pergunte porque é preciso pagar mais em uma caneta apenas por ter um personagem gravado, se a outra exercerá a mesma função. É uma boa oportunidade para ensinar como cuidar do dinheiro, um conhecimento importante para a vida deles.

 

Dica n.º 8: negocie condições

Pechinchar pode fazer a diferença ao final da compra, por isso negocie condições de pagamento. Se for comprar à vista, veja a possibilidade de um percentual de desconto. Já se a opção for parcelar, fique atento se há juros e negocie. 

 

Dica n.º 9: siga a lista

Vá às compras com a lista em mãos e evite comprar itens que não estão inclusos, como aquela canetinha especial ou caixa de lápis de cor com o número de cores superior ao solicitado. Caso não tenha um bom desconto para a compra da lista toda, deixe os materiais que não são necessários nos primeiros meses de aula e aproveite as promoções, que são comuns após o início das aulas.


Dica n.º 10: preserve os materiais

Converse com a criança sobre a importância de zelar pelo material durante o ano. Fale da importância de cuidar dos itens comprados para evitar desperdícios e gastos no meio do ano, comprando mais itens escolares, além de poder vender ou doar o material em bom estado para outra criança que não tem condições de compra-los novos. Encape os cadernos e livros para que eles se mantenham conservados ao longo do ano.

Fonte: Boa Vista SCPC