Publicado: 26/02/2019

Acipp oferece serviço de recuperação de crédito tributário

Em meio à complexidade do sistema tributário brasileiro, não é raro que empresas paguem seus impostos ao fisco de forma excedente. Para que possam recuperar o que foi pago a mais nos últimos cinco anos, a Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente oferece um serviço para recuperação de crédito tributário. E para se evitar o problema de forma recorrente, o serviço também disponibiliza modalidades referentes a planejamento tributário, identificando a melhor estratégia de economia fiscal para o negócio.

“A procura por esse serviço especializado é crescente no País, então a Acipp identificou essa demanda em Presidente Prudente e implantou o AC Recuperação de Crédito. Estamos em pleno funcionamento e, neste momento, empenhados em comunicar a comunidade empresarial para alcançarmos ainda mais empresas interessadas”, expõe a superintendente da Acipp, Maria Eugênia Leandro. “A Empresa que se enquadrar nesses seguimentos é só  procurar a entidade para acessar nosso Departamento de Recuperação de Crédito”, ressalta.

O consultor jurídico do Departamento, Danilo Bariani Fonseca, explica que o serviço é importante para empresas de todos os portes. Aquelas sob o regime tributário Lucro Real ou Lucro Presumido, de qualquer segmento, poderão solicitá-lo. Quanto às empresas sob o regime tributário Simples Nacional, os segmentos de negócios que mais podem se beneficiar são: distribuição e comércio de autopeças e de pneus, farmácias, material de construção e conveniências. “O trabalho engloba todos os impostos federais, mais os impostos indiretos, resultando em um amplo levantamento. E somente se cobra no êxito, quando um crédito tributário é efetivamente identificado. Trabalhamos com o prazo de até 60 dias úteis, então é um serviço ágil diante da intensa pesquisa que requer”, expõe Fonseca.

Questionado sobre as principais causas de cobrança excedente de tributos fiscais, o consultor jurídico destaca, entre as muitas situações, a substituição tributária sobre produtos monofásicos – caso em que a indústria já recolhe os impostos de toda a cadeia, mas o fisco cobra novamente dos distribuidores e comerciantes.

COMO FUNCIONA A RECUPERAÇÃO

Auditores de recuperação de créditos tributários da Acipp analisam os dados da empresa para revisar tudo o que foi pago em tributos nos últimos cinco anos, identificando o que é passível de recuperação. “Trabalhamos no âmbito administrativo – onde se resolve a maioria dos casos – e não na esfera judicial, isto é, sem ir a juízo”, esclarece Fonseca.  O AC Recuperação de Crédito atua em quatro modalidades: Revisão de Tributos Federais e Revisão de Tributos Indiretos, para a recuperação de crédito; e Mapa Fiscal e Planejamento Tributário Administrativo, para identificar as melhores soluções de operação tributária para cada negócio, gerando economia em impostos.

SERVIÇO

Empresas podem solicitar uma visita técnica ao Departamento de Recuperação de Crédito da Acipp pelos telefones 2101-1500 e 98204-2422 ou pelo e-mail danilo.fonseca@acipp.com.br Esse atendimento é gratuito e o próprio serviço de recuperação somente é cobrado caso o levantamento dos dados resulte em um saldo de créditos fiscais.