Publicado: 12/08/2019

Conselho Da Mulher Empreendedora E Da Cultura Da Facesp Lança Prêmio Tarsila Do Amaral

O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Facesp lançou o prêmio Tarsila do Amaral. A novidade foi apresentada na manhã desta quinta-feira, durante a primeira reunião das conselheiras do CMEC, realizada na Associação Comercial de São Paulo (ACSP), na capital paulista.

O regulamento está sendo elaboradora e será apresentado na próxima semana. A ideia é criar duas categorias de premiação: um pelo empreendedorismo feminino e o outro para uma empresa que desenvolve ou tem alguma atuação em projetos culturais. Um júri será o responsável por definir as vencedoras. Os prêmios serão anuais e entregues durante o Congresso da Facesp deste ano.

“Estamos extremamente felizes em dar este importante passo em prol do fomento da cultura e do empreendedorismo feminino, afinal, eles estão conectados e quando caminham em conjunto oferecem condições para que ambos se desenvolvam”, afirmou a coordenadora-geral do CMEC, Ana Claudia Badra. “A cultura, quando associada ao empreendedorismo, promove as pessoas e amplia os negócios”, garantiu.

Ana Claudia revelou que a premiação foi definida durante esta semana, após uma reunião com Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta de Tarsila do Amaral (1886-1973) e quem coordena o rico espólio de obras da artista brasileira.

Além da oportunidade de destacar o trabalho das empreendedoras, Tarsilinha realizará uma palestra durante o Congresso da Facesp, que conta a história desta artista reconhecida internacionalmente. “Não se trata de uma simples palestra, ela apresenta uma verdadeira exposição digital das obras”, revelou a coordenadora do Conselho.

Em julho deste ano, uma exposição de Tarsila do Amaral no Masp (Museu de Arte de São Paulo) contou com mais de 350 mil visitantes.

“Ao promover a Cultura, o CMEC começa a implementar e fomentar a motivação necessária para que nos desenvolvamos enquanto cidadãs e nos inspiramos enquanto empreendedoras. E nada melhor que dar início a esta nova fase com um prêmio que leva o nome de tamanha envergadura como é a Tarsila do Amaral. Uma honra e uma grande responsabilidade”, afirmou Ana Claudia, que já vislumbra a possibilidade de ampliar a premiação não apenas para o Estado de São Paulo, como ocorrerá nesta primeira edição, mas expandir para todo o País.

Conselheiras

A reunião da manhã desta quinta-feira também foi marcada pela posse das conselheiras do CMEC. As 20 Regiões Administrativas (RAs) da Facesp contam com representantes.

Caberá as conselheiras incentivarem a criação de conselhos da mulher nas RAs e nas Associações Comerciais e, ainda, apoiar ações concretas voltadas ao empreendedorismo feminino e à cultura. “Nosso lema será a união. O Conselho vai estar presente em todo o Estado, por meio das conselheiras”, afirmou Fadua Sleiman, vice-coordenadora do Conselho.

A coordenadora de relacionamento do CMEC, Ivani Boscolo, destacou os dois desafios principais a partir de agora: estimular eventos culturais e acolher e arregimentar as mulheres empreendedoras. “Teremos uma troca de experiências constante entre as conselheiras com o objetivo de ampliar e expandir as boas práticas”, afirmou.

O Conselho aproveitou a reunião para declarar e promover a campanha Agosto Lilás, quando ações de conscientização pelo fim da violência contra a mulher são realizadas. A primeira reunião foi encerrada com a palestra "Venda mais e melhor todos os dias", ministrada pelo master coach Adam Nöckel.

CONHEÇA O CMEC DA FACESP:

Coordenadora-geral - Ana Claudia Badra

Vice-coordenadora - Fádua Sleiman

Coordenadora de relacionamento - Ivani Boscolo

Coordenadora de projetos - Adriana Potomati

Conselheiras empossadas

RA 1 - São Paulo - Ana Claudia Badra

RA 2 - Metropolitana ABC - Diana Candida de Oliveira

RA 3 - Metropolitana Alto Tietê - Fádua Sleman

RA 4 - Metropolitana Oeste -Telma Nascimento Ambrósio

RA 5 - Litoral - Regina Ponte do Carmo

RA 6 - Vale do Paraíba - Michele Diniz O. Barrionuevo (Caçapava)