Notícias

Publicado: 17/03/2020


Consulado de Portugal em São Paulo limita atendimento

Atendendo à emergência de saúde pública de âmbito internacional que é do conhecimento de todos, bem como as normas e recomendações das autoridades portuguesas e brasileiras, e a prioridade absoluta de proteger os funcionários do Consulado Geral e os nossos utentes, entram imediatamente em vigor as seguintes medidas:
 

→ Não serão atendidos utentes que não tenham sido previamente agendados, a menos que se tratem de casos de comprovada urgência.

 

→ Suspensão temporária de novos agendamentos para todos os serviços até que possa ser garantido o normal fluxo de trabalho.

 

→ Cancelamento de todos os agendamentos já realizados para assinaturas presenciais. Os utentes que já se encontravam agendados serão remarcados para novas datas assim que possível.

 

→ Solicita-se aos utentes que tenham agenda marcada para cartão de cidadão e passaporte que não necessitem imediatamente dos documentos que cancelem o seu agendamento, por forma a diminuir o número de pessoas presentes no espaço do Consulado Geral.

 

→ Está vedada a entrada no Consulado Geral aos acompanhantes dos requerentes, a menos que por razões de comprovada dificuldade de deslocação destes últimos.

 

→ Está vedada a entrada no Consulado Geral de todos os utentes que demonstrem sintomas compatíveis com os causados pela presente epidemia.

 

→ Serão reforçadas as medidas de proteção de todos os funcionários do Consulado Geral.

 

As presentes medidas visam, não só reduzir o perigo de contagio dos nossos utentes e funcionários, como garantir que estes últimos terão condições para continuar a desempenhar o seu trabalho e a tratar de todos os processos que aqui já se encontram, por forma a não prejudicar os nossos requerentes.
 

Nesse sentido, agradecemos a compreensão de todos os utentes, estando bem cientes das dificuldades que estas medidas lhes poderão criar. Pedimos a compreensão de todos para a necessidade destas alterações, e solicitamos que os utentes por elas abrangidos não as tentem ultrapassar, nomeadamente, ao se apresentarem presencialmente neste Consulado Geral.