Publicado: 16/06/2020

Facesp reafirma compromisso com plano de retomada, mas alerta que dados não justificam regiões na fase vermelha

A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) encaminhou um ofício ao governador João Doria em que reafirma o compromisso com o Plano São Paulo, de retomada das atividades econômicas, porém, alerta que os dados apresentados não justificam regiões na fase vermelha.

No documento assinado pelo presidente da Facesp, Alfredo Cotait Neto, a Federação, que representa 420 Associações Comerciais e cerca de 300 mil empreendedores, “reafirma o propósito de dar todo apoio ao Plano São Paulo, por meio da correta orientação para a implementação do referido Decreto neste período de retomada gradual das atividades econômicas”. E prossegue: “para tanto, a rede Facesp continuará promovendo trabalho de divulgação e acompanhamento dos protocolos em consonância com as normas estabelecidas em cada fase da flexibilização”.

“Neste particular, continua o ofício, “a equipe Facesp desenvolve um amplo trabalho  a fim de que o Plano São Paulo seja contemplado em sua plenitude por nossas filiadas, seus associados e a sociedade em geral, com a necessária conscientização de todos de que, periodicamente, a região e o município serão avaliados por indicadores de saúde, os quais permitirão ou obstarão sua passagem a uma fase maior de flexibilização a cada 14 dias”.

Dados

A nova manifestação de apoio ao Plano faz um importante alerta às autoridades. De acordo com o documento enviado ao governador, “muitas regiões do interior foram surpreendidas com suas regressões de fase, sem que o correspondente sistema de saúde indicasse sinais evidentes para tais retrocessos”.

A partir desta semana, as regiões de Presidente Prudente, Barretos e Ribeirão Preto passam a fazer parte da fase 1- vermelha, a mais rígida da quarentena.  Barretos e Presidente Prudente estavam na fase 3 (amarela) e regrediram drasticamente para a 1. Ribeirão Preto estava na fase 2 (laranja) e regrediu para a fase inicial.

Dos cinco critérios analisados para a mudança de fase - ocupação de leitos, leitos Covid, variação de casos, variação de internações e variação de óbitos, apenas um deles (variação de internações) apresentou um pequeno aumento. (Veja tabela abaixo). Por outro lado, as três regiões possuem baixos índices de ocupação de leitos Covid-19.

Na região de Ribeirão Preto, por exemplo, o indicador de “variação de internações nos últimos sete dias” ultrapassou o limite em 0,01. O Plano São Paulo estabelece que para uma região ser classificada como fase 2 – laranja, que possibilita a reabertura do comércio de rua, precisa ter uma variação, nos últimos sete dias, entre 1 a 1,50  no número de internações. Ribeirão Preto registrou 1,51.

Após a análise dos dados, a Facesp solicitou a revisão e a consequente progressão das fases. “Reconhecermos a seriedade das decisões tomadas pelo governo estadual, mas alertamos para o fato de que pode estar havendo tratamento não adequado a estas regiões ou algum outro fator local não diagnosticado pelos indicadores governamentais”.

Leia a íntegra do ofício: https://bit.ly/3fwTJap

SITUAÇÃO DAS REGIÕES:

Região de Barretos – 18 cidades na fase vermelha

As cores representam a fase correspondente de cada indicador. Dos cinco indicadores, dois apresentam características da fase 4 (verde), um da fase 3 (amarela).

• O indicador de “Variação de Internações” ultrapassou o limite em 0,43
  • No item “Variação de óbitos”, o número de 2,00 está no limite da fase vermelha.

Região de Presidente Prudente: 45 cidades na fase vermelha

As cores representam a fase correspondente de cada indicador. Dos cinco indicadores, dois apresentam características da fase 4 (verde), um da fase 3 (amarela) e um na fase 2 (laranja)

• Apenas o indicador de “Variação de Internações” ultrapassou o limite em 0,10

Região de Ribeirão Preto: 26 cidades na fase vermelha

As cores representam a fase correspondente de cada indicador. Dos cinco indicadores, dois apresentam características da fase 4 (verde) e um da fase 3 (amarela).

• O indicador de “Variação de Internações” ultrapassou o limite em 0,01
  • No “Variação de óbitos”, o número de 2,00 está no limite da fase vermelha