Notícias

Publicado: 25/06/2020


Demanda por Crédito do Consumidor cai 6,2% em maio

A Demanda por Crédito do Consumidor recuou 6,2% em maio na comparação com abril, já descontadas as influências sazonais, de acordo com dados nacionais da Boa Vista. No acumulado do ano o indicador caiu 15,9% contra o mesmo período do ano passado. Já no acumulado em 12 meses, o indicador passou de vez para o campo negativo e registrou queda de 5,7%. 

Considerando os segmentos que compõem o indicador, o Financeiro também passou para o campo negativo e apresentou retração de 1% em 12 meses, enquanto o segmento Não Financeiro registrou queda de 8,9% mantida a base de comparação.

O resultado de maio confirma o fim da trajetória de estabilidade do ritmo de crescimento que a demanda por crédito vinha apresentando até o início do ano, refletindo uma consistente piora na avaliação sobre o movimento da atividade econômica no cenário atual.

O desempenho do indicador foi influenciado pelos dois segmentos, com destaque para a terceira queda mensal consecutiva do setor Financeiro, que antes costumava apresentar sólidas taxas de crescimento. Ademais, com as adversidades provocadas pela pandemia do novo coronavírus, espera-se uma piora nas perspectivas sobre o consumo e o mercado de trabalho nos próximos meses, fatores que podem continuar afetando negativamente a demanda por crédito nesse período.

Segue abaixo a tabela contendo o resumo dos dados apresentados.


 

Fonte: Boa Vista SCPC