Publicado: 14/08/2020

Setores de Serviços e Comércio são os menos otimistas em relação ao faturamento no restante de 2020

Seis em cada dez empresários do setores de Serviços e Comércio esperam queda no faturamento em 2020, de acordo com a Pesquisa Perspectiva Empresarial da Boa Vista, feita ao longo do 2º trimestre de 2020.

Outros 14% do setor de Serviços esperam estabilidade no faturamento, enquanto 25% seguem otimistas e acreditam em aumento na soma de todas as vendas.

Já em relação a investimentos, a maioria dos empresários do setor (58%) espera estabilidade. Outros 18% creem em diminuição dos investimentos em 2020, e 24% em aumento. Quanto à inadimplência, 16% esperam diminuição, enquanto 47% creem que ainda deve aumentar em 2020, e 37% preveem estabilidade. Em relação ao endividamento do próprio negócio, 22% acreditam em diminuição, 33% em estabilidade e 45% em aumento. A imagem abaixo contempla os detalhes.

Indústria
No caso dos empresários do setor da Indústria, são 26% os que creem em aumento no faturamento ainda em 2020, ao passo que 23% esperam estabilidade e 51% acreditam que o faturamento cairá. Em relação a investimentos, 23% acreditam em aumento, 51% em estabilidade e 26% em diminuição.

Quanto à inadimplência, apenas 4% dos empresários da Indústria acreditam que haverá diminuição ainda em 2020. 70% creem em aumento, enquanto 26% esperam por estabilidade. Sobre o endividamento, 45% acreditam em aumento, 24% em estabilidade e 31% em diminuição.

Indústria

Comércio
Entre empresários do setor de Comércio, 28% ainda creem em aumento do faturamento em 2020. 61% estão pessimistas e acreditam em diminuição, e 11% em estabilidade. Nos investimentos, a maioria do setor crê em estabilidade (57%), enquanto 15% esperam uma diminuição.

54% dos entrevistados do setor de Comércio acreditam que a inadimplência aumentará ainda em 2020. 31% creem em estabilização, e só 15% em diminuição. Quanto ao endividamento, 42% do setor esperam aumento, 37% em estabilidade e 21% em diminuição.

Comércio

Metodologia
Na Pesquisa Perspectiva Empresarial, a Boa Vista entrevistou cerca de 600 empresários, em todo o país, durante o segundo trimestre de 2020. A metodologia utilizada foi a quantitativa, por meio de consulta eletrônica via internet. O universo é representado por empresas do Comércio (atacadista e varejista), de Serviços (instituições financeiras e construção civil) e Indústria. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 90% de grau de confiança, e margem de erro de 3% p.p., para mais ou para menos.

Fonte: Boa Vista SCPC