Publicado: 28/09/2020

Cuidado com o golpe do boleto falso!

O boleto falso é um tipo de golpe que faz vítimas diariamente. Com a pandemia e o aumento de movimentações financeiras online o risco só aumenta. Para evitar armadilhas de estelionatários, a ACIPP orienta as empresas atenção para não serem enganadas.

São vários os truques neste tipo de golpe e vão das páginas falsas até a manipulação do código de barras. Para checar a veracidade do documento é importante a pessoa que fará o pagamento se atentar aos dados do remetente.

Outra dica é checar o nome do beneficiário. “Na hora do pagamento, quando digitamos o código de barras ou fazemos a leitura deste código pela câmera do celular, aparece o beneficiário antes da confirmação. Quando se trata de golpe, todas as informações do boleto falso são idênticas ao original. Porém, no campo do beneficiário aparecerá o nome de uma pessoa física ou jurídica diferente do remetente real do boleto”.

Sempre cheque esta informação antes de confirmar o pagamento!

Mais alguns cuidados que devemos tomar:

Evitar utilizar redes sem fio desconhecidas ou públicas, como de shoppings, restaurantes e aeroportos.
Não utilize softwares não licenciados no computador, o que abre brechas para vírus e programas maliciosos;
Utilize um software antivírus e o mantenha sempre atualizado;
Mantenha o sistema operacional (Windows) do computador sempre atualizado. Muitas das vulnerabilidades exploradas pelos vírus/malwares são corrigidas nas atualizações;
Em caso de dúvida sobre a veracidade do boleto, entre em contato com a empresa.