Notícias

Publicado: 20/10/2020


Prévia do Balanço de Vendas de outubro indica recuperação econômica no fim do ano

O Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) da primeira quinzena de outubro dá mostras de que a economia paulistana pode se recuperar já no fim deste ano. Os números apontam que houve um crescimento de 37,9% comparado aos primeiros 15 dias de setembro de 2020. Se comparado ao mesmo período de outubro de 2019, época sem pandemia provocada pelo novo coronavírus, a retração foi de -10,4%. Como a curva das vendas está ascendente desde o início do afrouxamento do isolamento social, é provável que estes dados preliminares confirmem a tendência de melhora desse cenário a partir do fechamento do mês.
 
“Os números não significam que o comércio recuperou as perdas deste período de retração econômica, mas mostram, claramente, que a queda vem se reduzindo e, por isso, provavelmente em dezembro as vendas já estejam no mesmo patamar que no ano passado”, afirmou o economista da ACSP, Marcel Solimeo.
 
A economia de outubro foi impulsionada pelo Dia das Crianças, com a predominância da comercialização de bens de menor valor. Para novembro e dezembro, o comércio deverá ter também boa movimentação, por conta das promoções da Black Friday e das compras para o Natal.
 
A derrubada da economia já havia sido confirmada anteriormente pelo Balanço de Vendas divulgado periodicamente pela ACSP. Em março, por exemplo, quando as pessoas começaram a ficar em casa, registrou-se um recuo de - 27% em relação aos 30 dias correspondentes do ano anterior. Nos meses posteriores, a ACSP apontou balanço de -63,8% e -67% (abril e maio) também comparando-se ao período similar de 2019. Depois disso, houve uma gradativa recuperação econômica com -54,9%, -47,7%, -33,6%, -14,6% (junho, julho, agosto e setembro respectivamente) e, agora, uma prévia quinzenal de outubro, com -10,4%, relacionando-se ao período correspondente do ano passado.
 
Fonte: Associação Comercial de São Paulo