Notícias

Publicado: 08/02/2021


Prudente avança para fase amarela do Plano SP com novas regras

A 21ª atualização do Plano São Paulo, divulgada em coletiva de imprensa pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (05), indica o avanço de Presidente Prudente para a fase amarela do Plano São Paulo, denominada ‘flexibilização’. As novas regras passarão a valer a partir deste sábado (06/02).

 

Nesta fase, há diferença na quantidade de horas liberadas por dia, conforme a atividade, variando entre 10 e 12 horas. Já a capacidade máxima de ocupação segue com 40% em todos os casos, além da obrigatoriedade dos protocolos sanitários.

 

Os shoppings, galerias e comércios podem operar por até 12 horas, após 6h e antes das 22h. A venda de bebidas alcóolicas em lojas de conveniência está permitida somente após 6h e até às 20h.

 

Os prestadores de serviços podem trabalhar por 10 horas, após 6h e até às 20h.

 

No caso de restaurantes e similares, o consumo local está liberado por até 10 horas, após 6h e antes das 22h, com a exigência de que todos os clientes permaneçam sentados. A venda de bebidas alcóolicas fica proibida após às 20h.

 

Diferentemente da fase laranja, os bares estão liberados para consumo no local,com limite máximo de 10 horas, após 6h e antes das 20h. Também é regra que os clientes permaneçam sentados e a venda de bebidas alcóolicas permitida somente até às 20h.

 

As academias de esportes e centros de ginástica seguem liberadas por 10 horas, após 6h e antes das 22h, com exigência de agendamento prévio, hora marcada e permissão apenas para aulas e práticas individuais.

 

Os eventos, convenções e atividades culturais também podem acontecer dentro do período de 10 horas, após 6h e antes das 22h. São necessários controle de acesso, hora e assentos marcados, assentos e filas respeitando distanciamento mínimo e proibição de atividades com público em pé.

 

Salões de beleza e barbearias podem abrir por até 10 horas. Nessa categoria, não há outras especificações.

 

Em coletiva, o governo do Estado justificou o avanço por conta da melhora nos índices, como por exemplo, a queda na taxa de ocupação de leitos Covid.