Publicado: 15/07/2021

União Europeia investe no crescimento sustentável de empresas na América Latina

Após o encerramento da quinta edição do programa AL-Invest, com mais de 49 mil empresas atendidas na América Latina, a União Europeia lança o AL-Invest Verde. A iniciativa aposta no crescimento sustentável e na criação de empregos, apoiando as micro e pequenas empresas latino-americanas na transição para uma economia circular, eficiente em termos de recursos e com baixa emissão de carbono.

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), que foi a entidade escolhida para executar o AL-Invest 5.0 no Brasil, também participa desta chamada de propostas para o novo consórcio, que tem como objetivo incentivar as MPEs na América Latina a adotarem produtos, processos e serviços menos poluentes e mais eficientes em termos de recursos, enquanto padrões de consumo mais sustentáveis são adotados em todo o mundo.

A nova edição do AL-Invest, bem como as ações desenvolvidas no âmbito do Sistema CACB, vai de encontro à agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos 193 países, incluindo o Brasil, que se comprometeram com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para dar destaque aos esforços de diversas instituições na promoção da Agenda 2030, que compreende 169 metas a serem atingidas até 2030, o programa Empreender lança uma série de reportagens para mapear as ações desenvolvidas no Brasil no rumo da economia “verde”. O conteúdo é direcionado para identificar exemplos sustentáveis brasileiros nos âmbitos local e nacional, na iniciativa pública e privada, que se relacionem às diretrizes do AL-Invest Verde e aos ODS da ONU.