Notícias

Publicado: 03/05/2022


Dia das Mães 2022: nº de empresários otimistas com vendas tem salto em relação a 2021

64% dos empresários acreditam em aumento do volume das vendas no Dia das Mães desse ano em relação à mesma data em 2021, de acordo com pesquisa feita pela empresa de inteligência analítica Boa Vista. No ano passado, na mesma data, apenas 31% tinham expectativa de aumento no volume das vendas em relação a 2020. 

A Boa Vista também identificou que 49% dos empresários acreditam que os consumidores irão gastar mais neste Dia das Mães em relação à 2021. 20% esperam gastos iguais aos do ano passado. 31% esperam que o consumidor gaste menos em 2022. Segundo as expectativas dos empresários, o ticket médio para este ano será de aproximadamente R$ 185. Para 57% dos entrevistados a maior parte das vendas deverá acontecer de maneira presencial, em lojas físicas, mesmo que a intenção em realizar compras on-line tenha apresentado crescimento na comparação com Dia das Mães do ano anterior. Em 2021 essa expectativa era de 38% e este ano, atingiu 43%. 

O setor de tecidos, vestuário e calçados deverá ser o mais procurado no Dia das Mães como opções de presente pelos consumidores. Para 47% dos empresários, a data deverá representar entre 5% e 15% do faturamento de 2022. Para outros 14%, o Dia das Mães poderá representar mais de 15% das vendas este ano. 

“Com a pandemia sob controle, os micros, pequenos, médios e grandes empresários estão esperançosos com a possibilidade de uma retomada econômica. Cerca de 65% desse público pretende realizar novos investimentos para alavancar as vendas e 73% devem recorrer a linhas de crédito de bancos”, informa Flavio Calife, economista da Boa Vista. 

A pesquisa também questionou os empresários sobre o seu nível de confiança na retomada econômica após dois anos de pandemia. 66% afirmam estar confiantes, contra 48% no mesmo período em 2021. 

Desafios e ações para alavancar os negócios 
A Boa Vista também questionou os empresários sobre os desafios enfrentados e as ações esperadas para alavancar os negócios. 61% dos empresários apontam a diminuição da inadimplência como um dos desafios para o bom desenvolvimento dos negócios em 2022. Outros esperam conseguir aumentar a atuação no mercado e também realizar negócios através do e-commerce e das redes sociais, com 53% e 57% sucessivamente. Além disso, 19% esperam conseguir se proteger contra a ocorrência de fraudes. 

De acordo com o levantamento, 1 em cada 3 empresários esperam obter apoio para ações de prospecção de novos clientes e ampliar sua atuação no mercado. Conseguir realizar com eficácia a gestão financeira da empresa surge em segundo lugar com 25% das menções, seguido de poder capacitar os colaboradores (10%), divulgar e consolidar a marca no mercado (6%), e obter crédito (6%).