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Publicado: 11/07/2022
Boa Vista aperfeiçoa soluções de recuperação de crédito para amenizar impactos da inadimplência sobre as empresas
Pensando em como a inadimplência vai se comportar em 2022, a empresa de inteligência analítica Boa Vista aperfeiçoou seus serviços de recuperação e cobrança de dívidas. A partir do uso de tecnologia de ponta, o objetivo é ajudar as empresas concessoras de crédito, como bancos, financeiras e varejistas, a antecipar as ações que incentivam os pagamentos por parte dos consumidores e atenuar os impactos do aumento na inadimplência nos seus negócios.
A Boa Vista adotou duas estratégias para ajudar os concessores de crédito a se prevenirem de ondas de inadimplência elevada. A primeira estratégia é baseada no uso da tecnologia. A Boa Vista tem estimulado os clientes a optarem pelos comunicados digitais, por meio dos avisos eletrônicos de débitos (seja por e-mail, seja por SMS), ou aplicando ambos em suas réguas de recuperação de crédito. Eles são uma alternativa ao tradicional aviso impresso, por carta. Os avisos eletrônicos, além de ecologicamente corretos, já que reduzem significativamente o uso de papel e impressões, são mais ágeis e têm maior efetividade na recuperação de dívidas, porque chegam em instantes no celular ou no e-mail dos clientes, onde quer que estejam. Além disso, são mais baratos para quem os contrata, se comparado com o envio das cartas.
No primeiro trimestre de 2022, a participação dos avisos por e-mail e SMS no total foi de 83%, contra 72% no mesmo período de 2021, um aumento de 11 pontos percentuais. Já em maio, a penetração dos AEDs foi de 85%.
A segunda ação recomendada pela Boa Vista para minimizar os impactos da inadimplência é agir proativamente, se antecipando aos prazos tradicionais da “régua de negativação” adotada pelo mercado. O padrão tradicional é de fazer o primeiro comunicado ao consumidor com pagamento em atraso após 36 dias do vencimento do compromisso. A Boa Vista passou a incentivar seus clientes a adotar a prática de fazer esta primeira comunicação 15 dias antes, no 21º dia após o vencimento da dívida – repetindo-a 15 dias depois, no 36º dia.
Embora a adoção desta antecipação de comunicados gere a necessidade de um número maior avisos de débito, com aumento de custos, as empresas que usaram o sistema proativo sugerido pela Boa Vista registraram um retorno sobre investimento (ROI) em cobrança duas vezes superior aos que permaneceram no sistema tradicional do mercado. Isso aconteceu porque os clientes da Boa Vista que adotaram a aceleração na comunicação foram priorizados pelos consumidores. Em média, as empresas que adotaram a “régua antecipada” de cobrança tiveram 40% mais sucesso no recebimento dos débitos pelos consumidores, em relação às companhias que permaneceram no método tradicional.
“Os consumidores que sempre prezam pelo pagamento de seus débitos, segundo estudos da Boa Vista, têm como hábito pagar as dívidas das empresas que se antecipam, ou seja, que comunicam a existência do débito primeiro. Em um contexto de alta taxa de desemprego e queda da renda familiar, muitas vezes os consumidores são obrigados a escolher quais contas devem pagar primeiro, e a empresa que se comunica de forma mais eficaz pode vir a fazer parte das que recebem antes”, explica Lucas Guedes, Vice-Presidente de Negócios da Boa Vista.