Notícias

Publicado: 12/03/2024


Unoeste Transforma realiza mais de mil atendimentos

Na 1ª edição do Programa Unoeste Transforma de 2024, realizada em Presidente Bernardes em parceria da universidade com a Prefeitura, foram prestados mais de mil atendimentos de prevenção à saúde e outros serviços, durante a manhã de sábado (9).

 

Foram mobilizados 120 alunos acompanhados e orientados por 15 professores.  As atividades aconteceram no Centro de Saúde e na Escola Sylas Gedeão Coutinho, com o suporte e envolvimento dos vários setores da administração municipal. Teve o apoio da Polícia Militar na interdição da rua entre as unidades de saúde e de ensino, além de permanecer no local com policiais e viaturas.

 

O curso de Medicina ofereceu acuidade visual, pela Liga de Oftalmologia; orientações de câncer de mama, colo e ovário, pela Liga de Ginecologia;  orientação e prevenção do câncer de próstata, pela Liga de Urologia; reanimação cardiopulmonar e manobra de desengasgo, pela Liga de Cirurgia Cardiovascular;  teste mini mental, pela Liga de Geriatria;  e cabines sensoriais para identificação de Transtorno do Espectro Autismo e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) pela Liga de Psiquiatria.  Atividades e serviços do curso de Nutrição: avaliação e orientação nutricional; verificação do peso e da estatura, cálculo e classificação do IMC, do peso ideal e verificação da circunferência de cintura; e classificações quanto ao risco de desenvolvimento de doença coronariana.

 

O curso de Odontologia ofertou orientação de saúde bucal e prevenção do câncer de boca. Os cursos de Pedagogia presencial e EAD e Artes Visuais EAD levaram a Brinquedoteca Itinerante, com brincadeiras lúdicas, pintura e slime. Os cursos de Química EAD e Engenharia Química ensinaram e deram a receita de fabricação de sabão em garrafa PET, utilizando a reciclagem de óleo comestível. A Acipp levou exame do câncer de próstata, com o Dr. Enio Perrone, e orientação sobre a doença renal, através da Appar.

 

Fonte: Unoeste