Publicado: 30/04/2024

Reunião na Acipp encerra primeiro ciclo de debates sobre grande geradores de lixo

O primeiro ciclo de debates sobre o Decreto Municipal, que define as obrigações dos grandes geradores de lixo em Presidente Prudente, foi concluído nesta segunda-feira (29) na sede da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente). Os encontros foram promovidos pela Acipp e Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de PP) com a parceria do Ciesp e Uepp (União das Entidades de PP e região). Os resultados alcançados foram considerados positivos pelos organizadores e empresários.

O encerramento dessa primeira etapa teve mais uma vez a participação do secretário municipal de Meio Ambiente, Bill Paschoalotto. O gestor da pasta falou que um percentual de grandes geradores já se adequou e agora a preocupação é com bares, lanchonetes e restaurantes que estão vendo isso pela primeira vez e terão que se mobilizar. Segundo o secretário há possibilidade de prorrogação dos prazos de adequação para os empresários. Afirmou ainda, que a prefeitura irá disponibilizar uma lista de empresas catalogadas como grandes geradoras de lixo.

O presidente da Acipp, Raul Audi fez um balanço positivo da inciativa criada para dar suporte aos empresários que precisam se adequar a nova regulamentação. “Atingimos nosso propósito de informar e conscientizar a classe empresarial sobre existência desse decreto municipal, muitos desconheciam que teriam que assumir a gestão do próprio lixo. Durante o processo, conseguimos sensibilizar a prefeitura sobre a complexidade da questão, que prorrogou prazos e irá divulgar uma lista dos grandes geradores e empresas que poderão prestar o serviço. A Acipp e Sinhores deram sua contribuição com o apoio do Ciesp e Uepp e vamos seguir acompanhando”, afirmou.

O presidente do Sinhores, Rubens Afonso alertou que o empresariado precisar ficar atento aos prazos, que por enquanto, seguem com datas limites para 30 de junho e 31 de julho.